
As amantes de esmaltes e profissionais sabem: pouco adianta caprichar na preparação se a finalização da esmaltação não for cuidadosa.
Então, quando o assunto é melhorar, sempre vale ficar de olho em dicas que ajudam a facilitar e melhorar a tarefa de passar esmaltes com mais perfeição, não é mesmo? Como todos os detalhes são importantes, fique atenta:
A preparação
Não devemos esquecer que a pré-esmaltação é tão importante quanto a aplicação. A cuticulagem bem feita, mas que respeite os limites, também é revelante e sempre muito notada, fazendo toda a diferença. Ela pode ser realizada com alicates, espátulas e até palitos, mas não deve ser esquecida. Antes disso, vale a pena ficar de olho na hidratação da pele e das cutículas, pois este fator influencia diretamente o resultado final. Ah, antes de tudo, não se esqueça de escolher a base!
Evitando falhas
É muito recorrente a esmaltação apresentar espaços com falhas, especialmente entre os tons mais claros. Um dos erros comuns é passar o pincel várias vezes no mesmo lugar. Por isso, aposte na regra das três pinceladas: uma no centro e uma em cada canto – direito e esquerdo -, respeitando a curvatura das unhas. Evite pigmentar demais a área das cutículas, optando por passar o pincel rente a elas e não em cima.
+ LEIA TAMBÉM: Dicas para não manchar ou borrar o esmalte vermelho
Bolinhas: não mais!
Para não dar vez às terríveis bolinhas, que estragam tanto o visual, evite pintar as unhas e guardar os vidrinhos em locais muito quentes. Além disso, procure sempre passar camadas finas de esmalte, afinal o excesso de cosmético favorece o aparecimento das bolhas.
Tempo de secagem
Entre uma camada e outra, dê um tempinho para que o esmalte seque completamente. Isso evitará que a unha fique borrada e com aspecto mais grosseiro. Normalmente, são necessários poucos minutos, em alguns casos, segundos, para que ela esteja pronta para iniciar novamente o processo.
Observe a textura do esmalte
Antes de iniciar a esmaltação, repare se seu produto está na textura adequada para utilização. Esmaltes mais densos e pegajosos, com aparência de chiclete ou cola, terão grandes chances de estragar o resultado.
Se sua cor favorita está desta forma, nada de desespero: use apenas uma camada dela e mescle com outro tom semelhante para o acabamento ou, melhor ainda, providencie seu vidrinho de óleo de banana ou composto dilui, que será um grande aliado nesses momentos. Uma gotinha será suficiente para trazer seu querido para jogo novamente.
Os cantinhos
Ninguém merece poças de produto no canto das unhas, concorda? Portanto, os cantinhos merecem atenção especial na hora de tirar os borrados. Essa questão está entre as principais queixas das profissionais, que, muitas vezes, têm dificuldade em manter o acabamento e evitar que o palito “entre” demais na pintura.
Tudo começa na aplicação do esmalte, quando você evitará o excesso de produto nos arredores. Depois, para retirar o que ficar fora do lugar, opte pelo palito com a ponta bem fina, os chanfros são os favoritos por apresentar formato semelhante ao de uma pá. Com cuidado, passe o palito, mas girando no sentido contrário ao das cutículas.
O brilho final
Após a secagem da cor, o uso de top coat extra brilho é imprescindível para quem deseja o visual de unhas recém-feitas. Além de garantir que a esmaltação ficará por mais dias intacta, esse é um truque para corrigir pequenas imperfeições e ainda esconder muito sutilmente as pequenas ondulações das unhas.
+ LEIA TAMBÉM: Tipos de top coat para as unhas